quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como manter a pele preparada para a maquiagem

Alguns cuidados com a pele são essências, antes mesmo de aplicar a maquiagem. Pois tanto antes como depois, é importante cuidar do rosto, com uma boa limpeza, hidratação e produtos de qualidade. Veja algumas dicas que lhe ajudarão a se manter bela e maquiada.

Limpeza
A limpeza é algo fundamental para a pele antes de se maquiar, pois não tem como uma produção ficar boa com uma pele suja e cheia de resíduos. E mais: nada de ficar aplicando maquiagem por cima de maquiagem! O correto é fazer uma boa limpeza antes da aplicação. Alimentação saudável e pelo menos 3 lavagens durante o dia com um sabonete neutro auxiliam na limpeza da pele.
Processos de uma limpeza de pele: 
Antes da sua pele receber a maquiagem, é necessário que ela seja limpa com sabonete neutro ou adequado para o seu tipo de pele. Após isso, aplique uma loção tônica para fechar os poros.

A esfoliação é outro procedimento que pode ser feito, mas com moderação, pois a derme do rosto é mais sensível. Além disso, outros tratamentos podem melhorar ainda mais o aspecto da sua pele:

- Desincrustação: máscara para amolecer a camada superficial da pele, que facilita a retirada de cravos e espinhas.
- Vapor: vapores de ozônio para abrir os poros.
- Extração: aparelho de sucção para retirar cravos e espinhas.
- Máscara calmante: para relaxar a pele.
- Aparelho de LED: uso do aparelho com propriedades cicatrizante e antiinflamatória.
- Máscara final: varia de acordo com a pele pode ser hidratante, clareadora de manchas ou sardas, calmante ou purificante.

Hidratação
A hidratação da pele acontece principalmente de dentro para fora. Por isso, a ingestão de líquidos é muito importante, assim como água e protetor solar são fundamentais para hidratar.

Para realizar uma hidratação, você pode optar por produtos dermatológicos ou caseiros. As frutas, por exemplo, servem como base para a maioria das hidratações, pois elas são tonificantes e hidratantes naturais, sendo ricas em nutrientes e vitaminas, evitando o envelhecimento precoce. Alguns exemplos são: o abacate, indicado para a pele seca e áspera; o abacaxi, que combate as rugas e marcas de expressão; o pêssego, o qual hidrata a pele cansada e a maçã, que renova a derme dos efeitos nocivos do sol.
Produtos hidratantes: 
Alguns produtos hidratantes também são importantes para cuidar da pele do rosto. Mas, antes de ir às compras e escolher um produto, é necessário seguir algumas recomendações:

Identifique o tipo da sua pele - ela pode ser: normal, com aspecto firme e brilho natural sem oleosidade; mista: possui mais oleosidade na zona “T” (queixo, nariz e testa), enquanto as maçãs possuem derme seca ou normal; e seca: possui poros mais fechados, aspecto opaco e é sensível.

Veja se a fórmula do produto combina com o seu tipo de pele - nesse caso, para cada tipo de pele há uma fórmula específica:
- Pele seca: cremes
- Pele mista: emulsões
- Pele oleosa: produtos à base de gel
- Pele normal: loções

Adquira produtos de qualidade - a qualidade é imprescindível para se atingir o efeito desejado: uma pele linda e hidratada.

Atente para a validade dos produtos – jamais adquira hidratantes com prazo de validade vencido, eles podem fazer muito mal para a sua pele.

Primer 
A função do Primer é preencher os poros, amenizando as imperfeições e disfarçando pequenas marquinhas de expressão, além, é claro, de tirar a oleosidade. Assim, ele prepara a pele para receber a maquiagem e fazer com que ela dure mais.

Para aplicá-lo, basta espalhar o produto no rosto uniformemente e aguardar por cinco minutos para que o Primer seque. Então, só assim comece a aplicar a maquiagem.

Base 
A base tem a função de unificar a pele, deixando-a lisinha, com a aparência homogênea e escondendo imperfeições como espinhas, manchas e olheiras.

A base em bastão deve ser passada diretamente no rosto. Já base líquida deve ser utilizada com uma esponjinha de maquiagem umedecida para espalhar o produto pelo rosto e pescoço, sempre em movimentos circulares.

 
A função do Pó Compacto é dar aquele toque aveludado a pele e serve como acabamento após o Primer e a base. Para aplicá-lo, use uma esponja e passe o produto sobre região chamada “T” e abaixo dos olhos, espalhando sempre do centro para as laterais do rosto.


Falando nisso...
A internet está repleta de tutoriais, que ajudam muito na hora de preparar a pele e fazer uma boa maquiagem para diversas ocasiões. Mas, os maquiadores sempre utilizam denominações para os pontos dos olhos e muitas pessoas se perdem e acabam tendo dificuldade em seguir os passos. Então, segue abaixo um "mapa do olho" para você não se perder mais e facilitar a sua vida na próxima vez que você for seguir um tutorial:




Nenhum comentário:

Postar um comentário