terça-feira, 8 de maio de 2012

#Entrevista: Patrícia Moura


Olá, meninas e meninos! Hoje inauguramos mais uma tag no nosso blog: #Entrevista. A gente vai tentar sempre trazer pessoas legais para participarem do blog. Temos certeza que vocês vão adorar!

A nossa primeira entrevistada é a artista plástica Patrícia Moura, que desenvolve um trabalho lindo de criação de biojóias e acessórios naturais. Todas as peças dela são feitas com a utilização de matérias-primas naturais. Um trabalho super sustentável e muito bonito. Para conhecer um pouco mais, clique aqui e navegue pelo blog dela! 

Vamos ao bate-papo:

Yandê Brasil - Como você começou a trabalhar com artes e as biojóias?
Patrícia Moura - Acho que nasci artista e artesã. Quando criança, eu lembro que me destacava sempre quando as brincadeiras ou estudos pediam as manualidades. Acho que a genética influencia. Minha mãe adorava o trabalho artesanal e meu pai, muito ciumento, fazia questão que uma das filhas a acompanhasse nos cursos. Eu adorava e os lugares, cheiros de tinta, as peças produzidas, são das mais belas lembranças de minha memória. Com minha mãe, aprendi a costurar, bordar, fazer crochê e mais um monte de técnicas artesanais. Adulta, estudei por quatro anos a pintura em tela, fiz muitos cursos na área de gastronomia e, finalmente, fui apresentada às biojóias. Acabei por deixar as tintas e panelas, que eram minha atividade principal e passei a me dedicar totalmente às biojóias. Hoje, além da produzir as peças, também ministro capacitação tanto para grupos sociais organizados, quanto para o público em geral. A base do meu trabalho é a sustentabilidade: ambiental + social.

YB - Como surgiu a ideia sustentável de trabalhar com materiais naturais?
PM - A natureza sempre foi tema de minha pintura. Quando comecei a produzir a bijuteria convencional, por volta de 2004, ao apresentar o trabalho para uma amiga, na época coordenadora de uma escola de design de jóias em Milão, na Itália, ela sugeriu que eu prestasse atenção aos insumos naturais, uma tendência mundial. Prestei atenção e presto até hoje. Totalmente apaixonada pela matéria-prima natural.

YB - Você acompanha as tendências de moda para criar as suas biojóias também ou a natureza é a grande inspiração?
PM - Acompanho mais ou menos. Sou muito mais artista do que design e minha necessidade de criar algo fora do convencional faz com que eu use o azul, quando o mundo diz que a cor da estação é o amarelo. Vejo como uma saudável rebeldia de artista, odeio a massificação, a globalização e meu prazer é fugir dos padrões.

YB - Qual é, em sua opinião, a grande tendência em bijouterias e jóias para este ano?
PM - Sabe que nem sei. Leio tanta coisa. Tenho visto aquelas gargantilhas que parecem golas, mas elas já estão por todos os lugares, de todas as formas, das mais lindas às mais horrendas. Minha tendência é não produzir nenhuma delas... (rindo). Sigo na minha natural tendência pelas peças maxis e diferenciadas, mas já pensando em desenvolver uma linha paralela, de peças mais (só um pouquinho) delicadinhas.

YB - Para você, que tipo de acessório faz mais diferença em um look feminino?
PM - Aquele que a mulher usa e esquece que está usando, ou seja, ela tem que se sentir natural, confortável e segura. Tenho clientes pequenininhas que amam as peças maxis e que, em princípio, não seriam recomendadas para elas, mas são mulheres cheias de atitudes e desfilam maravilhosas pelo mundo afora. A diferença vai além do look, está no se sentir bem e um bom teste para confirmar esse sentimento é, depois de pronta, se olhar inteira no espelho. Se algo chama excessiva atenção de seus olhos...hummm, sei não, viu..

YB - Você tem alguma dica de beleza para as nossas leitoras?
PM - Sim. Encontre seu estilo independente do que está na moda. Elegância não é usar roupas e acessórios/jóias caríssimas. Na mulher elegante, um anel com pedra de vidro parece um diamante e isso só se consegue com a elegância que vem da alma e que é revelada com as atitudes, com o respeito a tudo e todos e, principalmente, com a simplicidade. Junte aí uma boa dose de bom humor, charme e leveza no viver e você estará no topo da mais belas. Depois disso, siga as orientações da nutricionista, academia etc..

YB - E por que você indicaria as peças Yandê? 
PM - Porque elas estão inseridas nesse contexto acima. São lindas, atemporais e cheias de personalidade. Podemos usar a mesma peça numa festa bacanérrima ou para ir ao supermercado. São peças múltiplas e a versatilidade é a pedida na vida contemporânea, quando o excesso de consumo já não é o melhor sinal de modernidade e onde o consumidor consciente tem forte e fundamental papel no destino do planeta.
Eu recomendo!


Gente, muuuuito legal a entrevista, não é? Acho que não poderíamos ter iniciado a nossa tag de entrevistas com pessoa melhor. A Patrícia é uma pessoa maravilhosa e disse coisas fundamentais, como a importância de nos sentirmos bem, viver a vida de forma simples e com o nosso estilo. A gente sempre gosta de falar de moda, tendências, novidades. Mas o mais importante, SEMPRE, é nos sentirmos bem. E estilo é isso. Espero que vocês também tenham gostado! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário