quinta-feira, 22 de março de 2012

A velha história do cinto, do sapato e da bolsa. Pode combinar ou não?

Entra ano e sai ano, a dúvida sobre combinar ou não bolsa, cinto e sapato continua atormentando as mulheres. No tempo das nossas avós, fazer a combinação exata dos 3 itens era praticamente obrigatório. Tempos depois, passou a ser proibida e quase sinônimo de cafonice absoluta. Nesse vai e vem de pode e não pode, ficamos nós com a pergunta “combinar ou não combinar?” Eis a questão!
Uma dica poderosa para não errar é apostar no chamado “ton sur ton” que no nosso velho e bom português significa “tom sobre tom”. Isso quer dizer que, em vez de repetir a cor, o bacana é mesclar variações de tom de uma mesma nuance, como marrom, bege e café, por exemplo. Dá super certo. Mas para aumentar a lista de dicas sobre o assunto cinto-sapato-bolsa, a consultora de imagem e estilo Letícia Almada, dá dicas valiosas. Anote aí:
- Na hora de pensar em coordenação, leve em conta, principalmente, cinto e sapato. A bolsa é importante, mas ela não vai ficar o tempo todo com você compondo o look. É o acessório que complementa.
- “A maior parte das mulheres que me procura quer parecer mais longilínea e aparentar uma silhueta mais magra”, conta Letícia. Nesse caso, mais importante que se preocupar se o sapato e o cinto estão ou não combinando entre si é criar a harmonia dos 2 elementos com o look total. “Combine o sapato com a calça e o cinto com a cor da blusa. Isso cria continuidade e dá a impressão de alongamento no corpo”, garante. Segundo Letícia, quando você cria muitas linhas horizontais no look (com muitas cores alternadas, por exemplo), acaba recortando a silhueta, o que achata.
- Sapato de verniz combina com o que? O verniz dá o toque de outono-inverno no look e, por isso, deve começar a aparecer mais agora. Tem medo de combinar esse tipo de material? Pois pode perder agora. Não é tão difícil assim combinar o verniz, principalmente se ele estiver no sapato. Vale combinar com pelo e com textura sem medo de errar. “Combine a sapatilha de verniz com cinto ou bolsa de animal print”, sugere a consultora.
- E se o sapato for de animal print, como faz? Para quem gosta de looks de uma cor só, monocromáticos, ou que curte alfaiataria, em que o corte das peças é o maior destaque do look, os sapatos de animal print ajudam a iluminar o look, dar mais vida. Nesse caso até dá para fazer o conjuntinho de sapato e cinto que não fica ruim.
- Nessa história, a bolsa onde fica? Dica importante: “melhor do que combinar a bolsa com cinto e sapato, combine o acessório com o seu estilo de vida”, diz Letícia. Para as despojadas, um modelo mais casual é o ideal, para as clássicas, modelos mais estruturado têm tudo a ver. “O modelo doctor (que é aquele que parece uma maleta que os médicos usavam antigamente, de material rígico) pode estar super na moda, mas se não tiver a ver com você não vai combinar mesmo”, conclui a consultora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário