quinta-feira, 25 de julho de 2013

Tirando dúvidas sobre depilação!

A colunista do blog Garotas Estúpidas, Sthefany Passos, conversou com a dermatologista Silvia Zimbres sobre depilação, para tirar as dúvidas mais comuns das leitoras. Achei super legal o texto e a ideia do post, pois realmente nós, mulheres, sempre temos muitas dúvidas sobre o assunto. Então, resolvi postar aqui também as informações para tirar as dúvidas das leitoras Yandê. Vocês vão adorar! 
  • É VERDADE QUE DEPILAR COM LÂMINA ENGROSSA OS PELOS? E, DEPOIS DE USAR A LÂMINA POR MUITO TEMPO, TUDO BEM FAZER COM CERA OU LASER?
Não é verdade. Os pêlos podem engrossar independentemente do método depilatório utilizado. A única exceção é o laser! Dessa forma, também não há problema mudar o método depilatório mesmo depois de muito tempo. 
  • EXISTE ALGUMA MANEIRA CORRETA DE USAR A LÂMINA?
O melhor é usar sempre uma lâmina nova, com espuma de barbear e no sentido do crescimento do pelo.
  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS DEPILAÇÕES A LASER, LUZ PULSADA E FOTODEPILAÇÃO?
A diferença fica por conta da eficácia, que é muito alta na depilação a laser, onde se consegue uma redução permanente de 70% a 80% dos pelos. Já com a luz pulsada a efetividade é variável dependendo da qualidade do aparelho usado. Na fotodepilação o resultado é mais fraco e pouco duradouro. Ela geralmente é feita em aparelho de luz pulsada [com qualidade inferior] e os pelos costumam voltar quando as sessões são interrompidas. 

  • QUAIS SÃO OS DIFERENTES TIPOS DE LASERS? EXISTE ALGUM QUE SEJA MAIS EFICAZ? ELES POSSUEM CONTRAINDICAÇÃO?
Os mais utilizados são o Diodo, o Alexandrite e o ND Yag Q Switched (Revlite). A diferença é, basicamente, quanto à tecnologia e a intensidade da dor, sendo o Diodo o mais doloroso. O Q Switched, além de doer menos, não causa crostas, de forma que não tem problemas com o sol, e também consegue atingir melhor os pelos mais finos do que os demais lasers. O Diodo e o Alexandrite não podem ser usados em pele bronzeada, enquanto o Q Switched sim. Sobre as contraindicações:

(isso quer dizer que todos os lasers possuem essas contraindicações de maneira geral, mas eles também podem ter contraindicações específicas, como o caso da pele bronzeada!)
  • COMO EVITAR E RESOLVER O PROBLEMA DOS PELOS ENCRAVADOS?
A foliculite, ou os pelos encravados, é praticamente impossível de ser evitada em quem tem propensão. O que pode ajudar é descobrir o melhor método a ser utilizado – algumas pessoas se dão melhor com cera, outras com lâmina, etc. Pode-se, também, esfoliar a pele antes da depilação para facilitar a saída do pelo, mas isso também não funciona para todo mundo. Somente a depilação a laser pode ter um resultado mais eficaz, já que os pelos param de encravar logo após a primeira sessão [já que são removidos de forma permanente!].
  • É VERDADE QUE PASSAR HIDRATANTE APÓS A DEPILAÇÃO AJUDA A ENCRAVAR OS PELOS?
O uso do hidratante pode contribuir para a obstrução do poro, aumentar a inflamação e, por consequência, aumentar a foliculite [pelos encravado]. Mas isso não é a única causa.
  • QUAL O MELHOR TIPO DE DEPILADOR ELÉTRICO? QUAIS AS VANTAGENS DESSE APARELHO?
Existem aparelhos que cortam e outros que arrancam os pelos. Esses últimos, apesar de mais dolorosos, são mais eficazes pois os pelos demoram mais para crescer. 
  • É VERDADE QUE DEPILAÇÃO COM CERA QUENTE DEIXA A PELE MAIS FLÁCIDA?
No corpo isso não chega a ser tão importante, mas no rosto, dependendo da frequência com que a depilação é feita, pode aumentar a chance de flacidez sim. 
  • QUAIS OS MELHORES TIPOS DE CERA DEPILATÓRIA?
No geral, as pessoas se dão melhor com as ceras quentes, que dilatam os poros e facilitam a saída dos pelos, mas há quem prefira a cera fria. Em relação à composição da cera, não acho que faça diferença. 

-
A Dra. Silvia Zimbres é graduada em Medicina pela USP e especializada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Também possui capacitação em Medicina Estética (USP) e estágio de aperfeiçoamento em Dermatologia (Universidade do Porto).

2 comentários:

  1. marcia baston vilaça18 de agosto de 2013 17:53

    Sua coleção esta linderrima.....
    NOME

    CHARME DE VERÃO.

    ResponderExcluir
  2. esta linderrima

    NOME

    CHARME DE VERÃO

    ResponderExcluir