terça-feira, 20 de maio de 2014

Dormir com maquiagem pode causar irritação, acne e cravos


Muitas mulheres ignoram o bom e velho conselho sobre retirar a maquiagem antes de dormir. É um grande erro. Isso pode trazer problemas à pele. “Quando a maquiagem não é removida adequadamente, pode causar irritações e obstruir os poros, favorecendo o surgimento de cravos brancos e pretos (comedões fechados e abertos) e acne”, explica a dermatologista Carla Albuquerque, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Além disso, os vestígios de cosméticos deixam a pele com aspecto opaco, sem viço e cansada.”

Demaquilante adequado
Para tirar a base e o corretivo, quem tem pele normal e seca pode usar loções de limpeza. Se a pele for mista ou oleosa, a opção é a solução micelar, um demaquilante mais leve, aquoso e sem óleo. Na pele sensível, deve-se usar demaquilante livre de corantes, essências e parabeno – basta ler a embalagem para verificar a composição do produto.

Rímel e batom, principalmente aqueles mais resistentes, podem ser removidos com óleo de amêndoas ou demaquilante bifásico (composto por água e óleo). “O produto bifásico também é indicado para aplicar nos cílios. Para isso, umedeça o algodão com a solução e passe delicadamente, retirando os resíduos. Não puxe os cílios nem faça movimentos bruscos”, alerta Carla.

Existem, ainda, opções para quem não tem tempo e procura praticidade. “Os lenços ou pads (discos de algodão com solução removedora) são ótimos para levar na bolsa ou em viagens”, garante a dermatologista.

Sabonete só com recomendação
A limpeza pode ser complementada com a associação de um bom sabonete líquido e específico para o tipo de pele. “Nesse caso, deverá ser recomendado por um profissional”, orienta a dermatologista. Use água, preferencialmente fria, pois ajuda a preservar a hidratação natural da cútis. “Enxágue bem o rosto para retirar todos os resíduos e seque com uma toalha macia, em movimentos suaves, sem atrito”, ensina Carla.

Use loções
Se a pele é mista, oleosa ou com tendência à acne, uma loção adstringente pode ser aplicada após o uso de demaquilante, para garantir que nenhum vestígio de cosmético piorará a oleosidade. “Mas se a pele é normal ou seca, a dica é passar uma loção tônica após o demaquilante, para completar a limpeza.”

Fonte: Beleza Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário