segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Problema de beleza se resolve em casa: confira soluções caseiras

Alguns ingredientes da sua cozinha podem ajudar no tratamento de alguns problemas de beleza como pele seca, caspa, pés úmidos e vermelhidão. A nutricionista holística e consultora culinária, Peggy Kotsopoulos, e a esteticista e criadora da Orgo Beauty, Rianna Loving, fizeram uma lista de receitas práticas para estes males. As infos são do Huffington Post - e a gente adorou!
 
(Foto: Think Stock)
Caspa:
 
Ingredientes: quatro colheres de sopa de óleo de amêndoa, 1 colher de sopa de iogurte grego e 2 colheres de sopa de purê de bananas.
 
Receita: misture os ingredientes em uma tigela e massageie no couro cabeludo durante cinco minutos. Deixe-o agir durante 15 minutos e lave em seguida. Segundo os especialistas, óleo de amêndoa é rico em gorduras e vitamina que ajudam na hidratação. Além disso, vitaminas do complexo B ajudam a nutrir o couro cabeludo, enquanto o iogurte grego contém ácido lático que limpa e remove a sujeira e o acúmulo de células mortas.


Cabelo sem brilho:

Ingredientes: suco de limão, vinagre de vinho branco e azeite.
 
Receita: após lavar o cabelo, lave-o outra vez com uma combinação de água morna e três colheres de sopa de suco de limão com vinagre. Após isso, aplique o condicionador normalmente. Enquanto o cabelo ainda estiver molhado, esfregue um pouco de azeite de oliva, responsável por bloquear umidade, especialmente durante o inverno e em dias úmidos. O suco de limão dá vida e brilho aos cabelos. Já o vinagre tem propriedades curativas.
 
Cabelo estático:

Ingredientes: óleo de coco
 
Receita: esfregue uma pequena quantidade de óleo de coco na palma da mão e passe na parte superior da cabeça. Segundo os especialistas, essa pequena umidade vai domar os fios rebeldes e hidratar, sem deixar o cabelos oleoso.

Cotovelos e calcanhares ásperos:
 
Ingredientes: figos frescos, óleo de coco endurecido e açúcar (se optar por fazer uma esfoliação mais agressiva ).

Receita: amasse os figos em uma tigela e adicione o óleo de coco. Esta mistura irá esfoliar suavemente, limpar e remover a pele morta. Antes de usar, coloque o óleo de coco na geladeira para deixá-lo mais sólido. Assim que tocar na sua pele, o açúcar e o óleo de coco vão derreter . O óleo de coco é altamente nutritivo e hidratante.

Pele seca e escamosa:
 
Ingredientes: meia xícara de purê de abóbora , uma banana, 1/4 de xícara de iogurte e 2 colheres de sopa de manteiga de semente de abóbora .
 
Receita: misture todos os ingredientes e esfregue a pasta suavemente no rosto, em movimento circular. Deixe descansar por 20 minutos e lave. O purê de abóbora contém vitamina A, que protege contra os danos UV, além de vitamina C, que aumenta a produção de colágeno prevenindo e reduzindo o aparecimento de rugas. O zinco aumenta o brilho no rosto, acalma e hidrata.

Vermelhidão:

Ingredientes: 1/4 de xícara de aloe e uma colher de sopa de suco de limão.
 
Receita: misture os ingredientes e aplique diretamente na área afetada da pele. O óleo de aloe é altamente recomendado nos processos anti-inflamatórios e de cicatrização. O limão contém ácidos que reduzem os sintomas da rosácea.

Pés úmidos:
 
Ingredientes: bicarbonato de sódio e vinagre de vinho branco.

Receita: mergulhe os pés em água com vinagre de vinho branco de três a quatro vezes por semana. O ingrediente é responsável por limpar e equilibrar os óleos da pele . Como o bicarbonato de sódio é um desinfetante bastante conhecido e que também absorve a umidade, você pode polvilhar um pouco no sapato ou nos pés.

Olheiras:
 
Ingredientes: pepinos frios e óleo de jojoba.
 
Receita: aplique fatias finas do pepino nos olhos(sem estarem congelados) e deixe por 15 minutos. O pepino é um hidratante natural, inflamatório e tem uma variedade de vitaminas do complexo B, que ajudam o fluxo de sangue. Em seguida aplique óleo de jojoba sob os olhos e deixe agir durante a noite. O ingrediente desempenha o papel de cicatrização da pele.
Pele escamosa em torno de sobrancelhas e do nariz

Pele escamosa:

Ingredientes: maçãs, limões e óleo de damasco.

Receita: passe o suco de maçã diretamente na pele. Depois, adicione um pouco de limão espremido na hora em um algodão e aplique de baixo para cima. As frutas agem como um esfoliante e a maçã ajuda a tonificar e aumentar a produção de colágeno. Siga com óleo de damasco para hidratar.

Lábios secos:
 
Ingredientes: óleo de jojoba ou manteiga de karité.

Receita: aplique o óleo de jojoba nos lábios antes de dormir. Ele hidrata a pele porque é rico em e vitamina E. Outra opção é usar manteiga de karité é considerada um dos melhores remédios para a pele seca e quebradiça. Ela tem componentes naturais de hidratação.

Cutículas rachadas:
 
Ingredientes: mel cru, óleo de aloe vera e óleo de oliva.

Receita: misture todos os ingredientes em uma tigela. Massageie a mistura nas cutículas durante cinco minutos. Faça esse tratamento três vezes por semana. Aloe vera ajuda a melhorar a pele rachada, infecções, arranhões e cortes. 
 

Um comentário: